domingo, 14 de novembro de 2010

Dicas de proteção ao usar internet

Dicas de proteção para você e seus alunos
Proponha aos alunos fazer uma lista de dicas de segurança sobre o uso do computador e da internet. Essa lista pode ser impressa, levada para casa e distribuída aos outros alunos da escola. Veja abaixo algumas recomendações:
·         Verificar sempre o remetente do e-mail. Não abrir mensagens de desconhecidos – leia a história em quadrinhos “E-mail falso”.
·         Não baixar programas ou arquivos recebidos sem que tenham sido pedidos, mesmo que o remetente seja alguém conhecido. Lembre-se que o computador de um amigo pode ter sido invadido ou contaminado por vírus – leia a história em quadrinhos “Link suspeito”.
·         Manter o antivírus do computador atualizado – leia a história em quadrinhos “Inseguro”.
·         Não informar dados pessoais (nome completo, endereço residencial, nome dos filhos, nome da escola das crianças, número do telefone) em páginas que são públicas, como perfis em sites de relacionamento - leia a história em quadrinhos “O Gato”.
·         Ser cuidadoso mesmo em mensagens trocadas em comunidades frequentadas apenas por amigos – as informações podem ser copiadas e se tornar públicas por qualquer um com quem você tenha compartilhado as mensagens.
·         Não participar de desafios ou jogos que envolvem derrubar servidores ou invadir ambientes privados – há criminosos usando adolescentes curiosos e com alto conhecimento em internet para a prática de delitos.
·         Evitar a exposição exagerada – converse com seus alunos filha adolescentes sobre preservar sua privacidade e a dos amigos não expondo fotos, imagens ou informações que possam colocar a si mesmo ou outros em situação constrangedora – leia a história em quadrinhos “Namorados”.
·         Não exponha fotos dos seus alunos nas redes sociais que você frequenta.
·         Não responder a ameaças e provocações. Bloquear a pessoa que estiver sendo inconveniente.
·         Ser educado – tratar mal alguém pode fazer com que a pessoa queira revidar e pode dar início a uma perseguição ou ao cyberbullying.
·         Oriente as crianças a conversar com algum adulto caso receba ameaças, provocações ou algum conteúdo inconveniente ou inapropriado.
·         Denunciar comportamentos agressivos ou incômodos ao provedor de e-mail, à operadora de telefonia, ao serviço de mensagem instantânea, ao site de rede social ou outro. Avise que por meio dele estão sendo feitas intimidações. Se o conteúdo for ilegal ou violar os termos do serviço, algumas vezes o provedor pode remover o conteúdo e bloquear o autor. Se o comportamento for extremo, o provedor também poderá fornecer as informações da conta para as investigações de processos legais – leia a história em quadrinhos “He-Man”.
·         Recomende aos seus alunos não participar de intimidações nem se manter em silêncio se souber que outra pessoa ou colega está sendo intimidado. O caso deve ser relatado aos pais, professores ou outro adulto em quem a criança confie para que as providências adequadas sejam tomadas.
Guarde as evidências no caso do comportamento agressivo ou intimidador se tornar extremo – reúna mensagens, imagens ou conversas ofensivas e imprima, de forma que o cabeçalho fique bem visível. Formas mais sérias de cyberbullying devem ser relatadas à polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário